quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Potencial Pedagógico dos Blogs

O uso dessas ferramentas na educação estimula a criatividade e transforma alunos em autores do conhecimento.

Os blogs educativos constituem espaços privilegiados para trocar idéias sobre as atividades escolares, dar a palavra aos estudantes fomentar debates e abrir novos canais de comunicação entre docentes e discentes. Dessa forma, tanto professores como alunos deixam de ser meros consumidores de informações na internet, para tornarem-se autores de conteúdos.
O potencial pedagógico dos blogs deve-se sobretudo, a seu caráter democrático, pois são espaços ilimitados, em que tudo pode ser dito e publicado.

“Usar ferramentas sem imaginação é uma forma de matar na raiz a possibilidade de abrir novos caminhos de aprendizagem”

Interação:COMO PODEMOS UTILIZAR O POTENCIAL PEDAGÓGICO DOS BLOGS?

Referência: http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque.htm

5 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DESSE TEXTO POIS PROFESSOR E ALUNO INTERAGEM DE FORMA CRIATIVA E DEMOCRÁTICA ;PODENDO JUNTOS UTILIZAREM DISCUSSÕES SOBRE OS TEMAS ESTUDADS EXPONDO IDÉIAS E SENTIMENTOS A RESPEITO DE TUDO.

    ResponderExcluir
  2. Os Blogs são uma forma de aproximar alunos e professores. Além da possibilidade de diálogo que se abre, há a possibilidade de utiliza-lo para propor tarefas, tirar dúvidas, elaboração de texto resultantes de uma pesquisa. É também uma forma de avaliação mais agradavel para os alunos.

    ResponderExcluir
  3. É fundamental que os professores se apropriem de tecnologias que qualifiquem e transformem as práticas pedagógicas. Com os blogs falamos a linguagem do mundo com os nossos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza é uma ferramenta indispensável, além de aproximar aluno e professor, prepara o aluno desde cedo a competividade que cerca o mundo atual.

    ResponderExcluir
  5. Toda ferramenta virtual que visa contribuir com a aprendizagem deve ser bem aproveitada e direcionada a favorecer o potencial crítico e criativo dos alunos.

    ResponderExcluir